O retrato de um Brasil medieval

Legião_Urbana_-_V

Melancólico, soturno, de estética progressiva. O álbum V da banda Legião Urbana é um documentário musicado de um país politicamente em retrocesso.

O épico legionário-medieval é marcado pela vinheta Love Song que evoca a saga de um cavaleiro enfrentando a “verdade que assombra, o descaso que condena e a estupidez que destrói” o seu povo e sua dignidade.

A realidade é que a crise econômica brasileira causada pelo Plano Collor que congelou todas as contas correntes, cadernetas de poupança e aplicações financeiras dos brasileiros por 18 meses, bem como o desalento coletivo e o pânico gerado pela eclosão da Aids provocaram no poeta Renato Russo a visão de um ‘Brasil Medieval’ retratado nas 10 canções do álbum lançado há 28 anos, em novembro de 1991.

Em oposição ao alegre e espiritual Quatro Estações, onde o amor, a luz e a esperança pareciam emergentes, o V narra o ponto de vista das sombras, da chamada “noite escura da alma” citada na obra de São João da Cruz.

A segunda música do V, Metal Contra as Nuvens, chega como um estrondo gritando metaforicamente o cenário social do ‘Brasil confiscado’, contextualizado na 5ª faixa O Teatro dos Vampiros (…) “vamos sair – mas não temos mais dinheiro. Os meus amigos estão procurando emprego. Voltamos a viver como há dez anos atrás e a cada hora que passa envelhecemos dez semanas”.

A suíte, estilo musical renascentista de 11m20 de duração, é dividida em 4 partes e contou, segundo o catálogo Legião Urbana V da Abril Coleções, com a participação de mais de 40 músicos. Complementa-se a ela, a faixa 3, A Ordem dos Templários (Instrumental).

É sabido que, além dos fatores políticos, Renato havia, no mesmo período, reconhecido a necessidade de cuidar de sua dependência química e encarado suas fragilidades em um Centro de Tratamento, onde também acabou descobrindo ser portador do vírus HIV.

A situação nitidamente potencializou a escrita catártica das canções do V, como uma pós alucinação desesperada retratada em A Montanha Mágica, título inspirado no Livro homônimo do escritor alemão Thomas Mann.

Ali, o eu lírico do autor encara o inferno e nos oportuniza percebermos as nossas próprias dependências. “Existe um descontrole que corrompe e cresce”. “O que é que desvirtua e ensina? O que fizemos de nossas próprias vidas?”.

Ainda inspirado por Thomas Mann, agora em Morte em Veneza, Renato Russo apresenta Sereníssima que traz uma quebra na narrativa do álbum e conta de forma indireta e bem-humorada a relação do poeta com o seu ‘muso inspirador’, tal qual em Vento no Litoral e em O mundo anda tão complicado.

Como a culminância da jornada do herói temos L’Âge D’Or, a penúltima faixa do V. A música tem o título inspirado no filme francês Idade do Ouro e traz as reflexões da jornada e impressões dos aprendizados adquiridos no caminho.

“Se a sorte foi um dia alheia ao meu sustento não houve harmonia entre ação e pensamento”. “Já tentei muitas coisas, de heroína a Jesus. Tudo que já fiz foi por vaidade”. “Não é belo todo e qualquer mistério? O maior segredo é não haver mistério algum”.

Em uma transição da experiência vivenciada pela personagem do Álbum, a canção Come to share my life (instrumental) complementa sinestesicamente a reflexão de que, tal qual a história do herói épico, a nossa jornada nunca acaba. Sempre viveremos absortos no grande mistério da existência.

O Álbum V foi produzido por Mayrton Bahia e vendeu mais de 700 mil cópias, sendo Teatro dos Vampiros e Vento no Litoral as mais tocadas nas rádios.

Como afirma a citação do músico Brian Jones, no final do encarte, o V é uma obra prima que revela como “o fraco psiquismo da civilização ocidental tem formado muitos de nós”.

Yve de Oliveira

Urbana Legio Omnia Vincit

 

Autor: Lugar de Fala

Este espaço reflete o meu Lugar de Fala na forma de poemas, entrevistas, fotografias e podcasts. Acabei de lançar um livro Yo Você We - Minhas Experiências com o Amor e apresento um programa ao vivo no Instagram Stories chamado Lives de Segunda ( Todas as segundas-feiras, às 20h30)

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